FormulaNegocioOnlineMarketingDigital

Atrativos – Tiradentes, MG

Atrativos da Cidade de Tiradentes MG


Tópicos da Cidade

| Home | História | Atrativos | Onde Ficar | Onde Comer | Onde Ir | Como Chegar | Eventos | Serviços | Informações | Fotos | Vídeos | Comunidade |

Amostra Anual de Cinema

A Mostra de Cinema de Tiradentes é um festival cinematográfico que acontece anualmente na cidade histórica de Tiradentes, MG. O evento é realizado desde 1997 através do pratrocinio de empresas públicas e privadas através das leis federal e estadual de incentivo a cultura. Seu objetivo é incentivar e difundir o cinema brasileiro, é aberta a possibilidade de qualquer produção nacional se inscrever para a seleção. Além da mostra, o evento dispõe de oficínas, debates, seminários, shows músicais etc. São homenageados durante o evento, diretores e atores que imprimiram a sua identidade na história do nosso cinema. Muito legal.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes surgiu em 1998, com o intuito de reunir chefs de cozinha e artistas conceituados. Desde a primeira edição, já passaram pelo Festival chefs renomados de diversas partes do Brasil e do mundo, como Espanha, França, Itália, China e Japão.

Assista o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes MG

Matriz de Santo Antônio
Tiradentes tem dentre suas igrejas a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710 é a segunda igreja em ouro do Brasil, sendo a primeira em Salvador (BA), é uma das mais belas construções barrocas do país. No interior do templo há um órgão datado de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.

Casa da Cultura
Foi construída no século XVIII, possui microfilmes de 280.000 documentos do acervo da Arquivo Ultramarino de Portugal e referentes ao Brasil Colonial.

Fundação Oscar Araripe
Ver artigo principal: Fundação Oscar Araripe
Realiza exposições de pintura temporárias e permanentes de seu acervo.

Calçamento
Várias ruas da cidade contam com calçamento singular, em pedra capistrana.
Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio
Ponte em duas arcadas romanas, construídas em pedra sobre o Ribeirão Santo Antônio, em fins do século XVIII.

Monumento a Tiradentes
Localizado no Largo das Forras, segundo monumento a homenagear o herói da Inconfidência, construído 1892, pelo povo tiradentino, quando se celebrou o aniversário da morte do Alferes.

Nossa Senhora das Mercês
Capela rococó do final do século XVIII, com um único altar multicolorido, dois belos forros com pinturas em estilo rococó, cenas alusivas à Virgem Maria e imagem da padroeira. Pertencia à irmandade dos pretos crioulos, ou seja, os pretos nascidos no Brasil. Toda a pintura da capela foi executada por Manoel Victor de Jesus, pintor mulato, falecido em 1828, é datada do início do século XIX.

São João Evangelista
Capela pertencente à irmandade dos Homens Pardos (mulatos), tem fachada simples e três altares em seu interior. Os altares laterais são em estilo rococó, datáveis do princípio do século XIX e o altar-mor possui fragmentos de talhas de vários estilos. Guarda a Igreja um conjunto de imagens de um mesmo santeiro, sendo o seu calvário composto por peças de mais de dois metros de altura. Ali está enterrado o compositor Capitão Manoel Dias de Oliveira. A capela só foi concluída no século XIX, quando foi aberta ao culto.

Nossa Senhora do Rosário
Capela construída em cantaria (pedra), em lugar da capela primitiva, tem três altares de talha de meados do século XVIII e os santos negros São Benedito, Santo Antônio de Cartagerona e Santo Elesbão.

Casa do Padre Toledo
Ver artigo principal: Museu Casa de Padre Toledo
Hoje Museu Casa de Padre Toledo é um museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, ligada à UFMG. O prédio é uma construção do final do século XVIII, com esquadrias em cantaria lavradas, sete forros pintados, destaca-se aquele que representa os cinco sentidos, com figuras da mitologia grega. Nesta casa morreu Padre Toledo, um dos cabeças da Inconfidência Mineira. Foi um dos locais onde se conspirou em 1789.

Santuário da Santíssima Trindade
Sua construção data de 18 de outubro de 1822. Nesta igreja ocorrem anualmente o Jubileu da Santíssima Trindade.

Chafariz São José
Chafariz São José, construído no Século XVII.
No início da ladeira que leva à Igreja Matriz, localiza-se um bonito chafariz, construído em 1749 para abastecer a então vila com água potável, também era utilizado para lavagem de roupa e para bebedouro de animais, principalmente cavalos. Possui um aqueduto construído pelos escravos da época, que traz a água de uma nascente a 1 quilômetro de distância, o chafariz está em funcionamento até hoje.

Estrada de Ferro Oeste de Minas
Locomotiva nº 68 na rotunda de Tiradentes.
A popular “Maria-Fumaça”. Locomotiva 42 na Estação de Tiradentes.
A Estrada de Ferro Oeste de Minas que atualmente liga São João del-Rei a Tiradentes foi inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II, funcionando ininterruptamente até hoje. A linha foi construída em bitola de 76 cm. O trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por “Maria Fumaça”. Há exemplares de fins do século XIX, mas as locomotivas que circulam são do início do século XX. A EFOM já possuiu 720 quilômetros em bitola de 76 cm. Hoje somente o trecho de 12 quilômetros que liga São João del-Rei a Tiradentes está em funcionamento. Este trecho é administrado pela Ferrovia Centro Atlântica FCA. Os trens partem nas Sextas, Sábados, Domingos e feriados são 10h e 15h de São João del-Rei e 13h e 17h de Tiradentes.

Balneário de Águas Santas
Fontes termais. Localizado do outro lado da Serra de São José, possui um parque contando com infra estrutura para o lazer, hotéis e restaurante. A água é radioativa e excelente no tratamento de diversos males. Tem temperatura superior a ambiente. Existem vários cursos de água, alguns com cachoeiras;

Caminhada pela linha de trem
Caminhada leve, em trilha plana, que segue paralela à linha de trem, com uma bela visão da Serra São José e alguns trechos do Rio das Mortes

Caminhada na Serra de São José
Além de uma visão deslumbrante da Serra, podem ser vistos calçamentos de pedra feitos por escravos durante o séc. XVIII. Mais informaçoes e fotos Serra do Lenheiro (Pinturas rupestres)

Bosque da Mãe d’água
É onde nasce a água que abastece o Chafariz de São José.

Cachoeira do Urubu

Cachoeirinha Paulo André

Cachoeira da Viúva

Cachoeirinha Bom Despacho

GRUTA – A Casa da Pedra
A “Casa da Pedra” possui amplas galerias, com aberturas para o exterior que se comunicam em verdadeiros labirintos que constituem a vasta e escura caverna. O interior da caverna quando é focalizado pela luz, podem ser vistos extensos corredores e luxuosos salões.

Estalactites e estalagmites, cortinados e colunas são algumas das formações que conferem à caverna sua assustadora beleza.

Natureza
A flora, é, sem dúvida muito importante para este ecossistema local. As bromélias, assim como as orquídeas (epífitas – plantas que vivem sobre as outras) também acumulam água, mantendo a umidade.

Na fauna podemos observar vários pássaros como maritacas, pica-paus e sabiás. Além da presença de morcegos, segundo estudiosos, há ainda um tipo de caramujo que é endêmico.

| Home | História | Atrativos | Onde Ficar | Onde Comer | Onde Ir | Como Chegar | Eventos | Serviços | Informações | Fotos | Vídeos | Comunidade |




Comentários

comentários

About - Profissional de internet com 22 anos de experiência. Administrador do PESM oferece oportunidade de negócio relacionado com a promoção do turismo na internet. Trabalhe a partir de casa...

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>