FormulaNegocioOnlineMarketingDigital

Circuito Turístico Lago Três Marias
By admin On 31 ago, 2011 At 08:03 PM | Categorized As Circuitos Turísticos | With 0 Comments

Circuito Turístico Lago Três Marias

História do Circuito

Chamado carinhosamente pela população local de Doce Mar de Minas. São 21 bilhões de metros de água e 1.040 Km2 de superfície (8,7 vezes maior que a Bacia de Guanabara). O Lago de Três Marias surgiu do represamento do Rio São Francisco, formado com a construção de umas das maiores barragens de terra do mundo. Teve como principais objetivos a regularização do curso das águas do Rio São Francisco nas cheias periódicas e melhoria de navegabilidade; a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. Iniciada em maio de 1957, a grande obra foi concluída em janeiro de 1961, representando um verdadeiro recorde mundial de construção desta natureza. (Prefeitura de Três Marias).

Mapa do Circuito Turístico Lago Três Marias

O meio ambiente, neste circuito, é muito especial. A geografia é caracterizada por campos, cerrado e encantadoras veredas, conhecidas como oásis do sertão. É onde se encontram as robustas e elegantes palmeiras do buriti que chegam a medir de 20 a 30 mts de altura. Não foi à toa que Guimarães Rosa nelas se inspirava. Frutos exóticos como Murici, Araticum e Pequi são, ali, fartamente encontrados.


A pesca amadora e os esportes náuticos são as principais motivações para o Turismo na região. A partir de São Gonçalo do Abaeté, pode-se fazer passeios de barco pelo Rio São Francisco e a vasta costa de água doce do Lago de Três Marias, Felixlândia, é uma opção para as atividades e náuticas. Mas, cachoeiras e riachos são abundantemente encontrados em todo o circuito. Já na área do Patrimônio Histórico os destaques ficam para as fazendas do século XVIII e XIX.

A grande festa religiosa fica por conta do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, que acontece em agosto no município de Felixlândia. É um evento tão expressivo regionalmente que a imagem de Nossa Senhora da Piedade, no santuário em sua homenagem, atribuída ao mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi, inclusive, restaurada recentemente numa parceria do Iepha, Cecor e Faop.

No princípio do século XIX, Minas entrou em plena fase de expansão e povoamento de suas terras, já que, no século XVIII, toda a atenção ficou voltada para a região mineradora que abrangia área que hoje se conhece por Quadrilátero Ferrífero. Com as minas exauridas, foi necessário, então, partir para novas empreitadas, novas soluções. E a busca por novas terras acabou transformando Minas Gerais numa província – título que só passou a ter após a Independência – eminentemente rural, tendo a agricultura e pecuária como base da sustentação econômica. Assim, as cidades que compõem esse circuito também tiveram origem nas fazendas e pousos que abrigavam tropeiros.

No âmbito dessa trajetória, o nome de Joaquina Bernarda Silva de Abreu Castelo Branco Souto Mayor, a Dona Joaquina do Pompeu, não poderia deixar de ser mencionado. A poderoso matriarca mineira dominou todo o Alto São Francisco no final do século XVIII e o princípio do XIX, tanto que no seu testamento foram deixados 48.400 Km2 de terras. E muitas conceituadas famílias mineiras acreditam pertencer ao tronco da Dona Joaquina do Pompeu.

Circuito Logo Três Marias! Um lugar perfeito para sossego, relax, paz e lazer junto à amplidão da natureza e à históricas águas do Velho Chico. O Circuito Turístico Lago de Três Marias é certificado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.

Cidades do Circuito

Abaeté
Biquinhas
Felixlândia
Martinho Campos
Morada Nova de Minas
Paineiras
Pompéu
São Gonçalo do Abaeté
Três Marias

Associação do Circuito Turístico Lago Três Marias – TURLAGO
Sede: Rua Marechal Deodoro, 239 B – Centro
Três Marias- CEP: 39.205-000
Tel: (38) 3754-7454
E-mail: turlago3m@yahoo.com.br



Comentários

comentários

About - Profissional de internet com 22 anos de experiência. Administrador do PESM oferece oportunidade de negócio relacionado com a promoção do turismo na internet. Trabalhe a partir de casa...

Leave a comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>